Agência Panafricana de Notícias

Secretária de Estado americana exige formação de Exército único na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, defendeu a unificação das diferentes unidades dos combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia para evitar ao país uma nova guerra civil.

Falando durante um briefing com a imprensa, terça-feira, em Tripoli, numa breve visita ao país, Hillary Clinton sublinhou, na presença do presidente do CNT, Mustapha Abdeljelil, e do secretário do Comité Executivo, Mahmoud Djibril, a necessidade da formação dum Exército único que representará o povo líbio.

A responsável da diplomacia americana que acrescentou também a necessidade de que este Exército seja colocado sob o comando dos civis, indicou que o povo líbio merecia um Governo representativo de todas as componentes sociais da Líbia.

A secretária de Estado americana indicou que o seu país estava pronto para apoiar qualquer procedimento democrático na Líbia que respeite as liberdades individuais e públicas e a alternância política.

Hillary Clinton revelou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e a coligação internacional continuarão o seu engajamento na Líbia e protegerão os civis até ao fim da ameaça representada pelo deposto coronel Muamar Kadafi.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 19out2011