Secretária-Geral da Francofonia visita Maurícias
Port-Louis, Maurícias (PANA) - A Secretária-Geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Louise Mushikiwabo, chegou quarta-feira às Maurícias para uma visita de quatro dias à ilha.
Numa declaração à imprensa, na sequência de um encontro com o Presidente interino das Maurícias, Cyril Eddy Boissézon, na Casa do Estado em Réduit, disse que a sua visita ao país foi da maior importância, "porque as Maurícias partilham uma relação de longa data com a OIF desde a sua criação.”
Segundo ela, as Maurícias gozam de uma boa reputação no Oceano Índico devido aos seus progressos contínuos.
"A ilha é uma porta de entrada para o mundo", disse-se.
A Secretária-Geral da OIF disse que discutiu vários outros tópicos com o Presidente das Maurícias, incluindo questões globais, a pandemia da COVID-19 em curso, a crise alimentar, as ações climáticas e o meio ambiente.
Louise Mushikiwabo também abordou questões relacionadas com o domínio digital, bem como a promoção da língua francesa nas Maurícias, incluindo a sua influência na ilha, a promoção digital, a mobilidade dos professores, o empreendedorismo e a formação, a economia azul, o ambiente, os direitos fundamentais, a igualdade de gênero e a juventude.
Durante esta estadia, o Secretário Geral de La Francophonie fará uma visita de campo ao projeto "Empoderamento Económico das Mulheres através das Novas Tecnologias de Fibra de Bananeira".
Liderada pela associação Empreender no Feminino no Oceano Índico (EFOI), este projeto é financiado pelo Fundo A Francofonia com Elas.
Ela vai também reunir-se com os beneficiários do projeto Partaz kiltir moris, uma iniciativa da Comissão Diocesana de Turismo, cujo objetivo é promover o turismo justo e unido sob a bandeira do turismo sustentável e do empoderamento económico das mulheres.
Recorda-se que a OIF conta com 54 Estados membros, 7 Estados membros associados e 27 países observadores.
-0- PANA NA/JSG/MAR 08set2022