Agência Panafricana de Notícias

Seção francesa do Movimento de Libertação do Congo prepara eleições presidenciais de 2011 na RD Congo

Paris, França (PANA) – A seção francesa do Movimento de Libertação do Congo (MLC, oposição) inaugurou segunda-feira à noite em Ivry-sur-Seine, perto de Paris, uma nova sede a fim de preparar ativamente as eleições presidenciais previstas para Novembro de 2011 na República Democrática do Congo (RDC).

Militantes de base, responsáveis da seção, representantes dos partidos aliados e distintos convidados assistiram à inauguração das novas instalações, constatou a PANA no local.

"A seção quer tomar uma parte ativa na elaboração do projeto do partido para as eleições presidenciais. Queremos restruturar as salas na nova sede ao considerar esta vontade", declarou o presidente do MLC-França, Emmanuel Ikabanga.

Ele pronunciou-se, por outro lado, sobre a designação do candidato do MLC às eleições presidenciais de 2011, explicando que o o líder do MLC, Jean-Pierre Bemba, continua a ser "o candidato natural" do partido por ele criado.

"O congresso previsto para o primeiro trimestre de 2011 vai pronunciar sobre a candidatura às eleições presidenciais. Para nós, o candidato do partido, sempre é Jean-Pierre Bemba", defendeu o responsável do MLC-França, fazendo alusão às ações judiciais por "crimes contra a humanidade e crimes de guerra" movidas contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Um escrutínio presidencial está previsto para Novembro próximo para designar o sucessor do atual Presidente congolês Joseph Kabila, eleito em 2006 para um mandato de cinco anos.

-0- PANA SEI/JSG/IBA/FK/DD 28Dez 2010