Agência Panafricana de Notícias

Sarkozy recebe Presidente mauritano em Paris

Paris- França (PANA) -- O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, manteve terça-feira em Paris um encontro com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, que o assegurou do apoio de França para a retomada da ajuda da União Europeia à Mauritânia.
"O Presidente Sarkozy e eu acabamos de passar em revista a cooperação entre os nossos dois países em todos os domínios.
Decidimos reforçar as nossas relações bilaterais.
Recebi a garantia que França vai apoiar os nossos esforços para obter a retomada da ajuda europeia", disse o Presidente Abdel Aziz, à sua saída de audiência.
O chefe de Estado mauritano indicou igualmente que o seu país e França vão prosseguir a sua cooperação em matéria de luta contra o terrorismo.
"Neste plano temos igualmente excelentes relações com França.
Mas se trata duma questão sub-regional porque o terrorismo não abrange apenas a Mauritânia, ele afecta o conjunto do Sahel.
Devo dizer que não há nenhuma base terrorista islamita na Mauritânia", prosseguiu.
Chegado segunda-feira à tarde a Paris, o Presidente Abdel Aziz vai prosseguir quarta-feira a sua visita de trabalho a França com um encontro com os empresários franceses agrupados no seio do Movimento das Empresas Francesas (MEDEF).
Ele reuniu-se igualmente terça-feira com o secretário-geral do Eliseu, Claude Guéant, e com o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, entre outras personalidades francesas.
O Presidente mauritano deverá encontrar-se também com organizações da sociedade civil do seu país.
A União Europeia suspendeu a sua cooperação com Nouakchott depois do golpe de Estado de Agosto de 2008 pelo qual o general Mohamed Ould Abdel Aziz derrubou o poder do Presidente Sidi Ould Cheikh Abdallahi.
Mas desde a organização das eleições presidenciais de Julho passado vencidas por Mohamed Ould Abdel Aziz, que pôs termo à sua carreira militar para se candidatar ao escrutínio, os contactos retomam progressivamente entre Nouakchott e os seus parceiros ocidentais.