Agência Panafricana de Notícias

Sarkozy deplora ausência de África no Conselho de Segurança

Paris, França (PANA) – O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, qualificou em Paris de “escândalo inaceitável” a ausência de África no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Falando quarta-feira durante uma audiência com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, o Presidente francês comprometeu-se a aproveitar a presidência francesa do G-8 e do G-20 para fazer avançar a reforma do Conselho de Segurança.

« Com a África do Sul, um país que conta na cena africana e mundial, decidimos obter pelo menos uma reforma interina que permita a África ter uma representação no Conselho de Segurança. É preciso dizer as coisas como elas são : o mundo de hoje já não pode aceitar que o conjunto do continente africano continue ausente do Conselho de Segurança », deplorou o Presidente Sarkozy.

Ele comprometeu-se ainda a inscrever a reforma do Conselho de Segurança na agenda da próxima Cimeira do G-20 prevista para maio em Cannes, no sul de França.

« Hesitámos demasiado nesta reforma. Chegou a altura de agir. França e a África do Sul não aceitarão a imobilidade nesta reforma. África tem o seu lugar no Conselho de Segurança e ela deve ocupá-lo rapidamente”, insistiu o chefe de Estado francês.

-0- PANA SEI/JSG/MAR/TON 3março2011