Túnis, Tunísia (PANA) - O bombagem de petróleo reiniciou-se em vários campos petrolíferos no Sara tunisino, na região de Tataouine, no sul da Tunísia, após uma interrupção de mais de quatro meses, soube a PANA de fonte oficial.
O bloqueio foi imposto por jovens da região que exigiam a implementação dum acordo já assinado com o Governo sobre o recrutamento de desempregados na região.
Estes jovens tinham bloqueado a produção de petróleo na região, desde 17 de julho último, exigir também a criação de projetos de desenvolvimento na região, onde mais de 30 por cento dos jovens estão no desempro, ou seja, a taxa de desemprego mais elevada do país.
O primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi, indicou, a 18 de outubro último, que o bloqueio da produção petrolífera na região tinha provocado perdas estimadas pelo Estado em 800 milhões de dinares tunisinos, lembra-se.
Várias companhias petrolíferas estrangeiras estão a operar no Sara tunisino, onde o campo de Nouara entrou em funcionamento, para ajudar a reduzir para 20 por cento o défice energético do país, constata-se.
-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/DD 09novembro2020