Agência Panafricana de Notícias

São Tóme reduz gastos em juntas médicas graças a médicos portugueses

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Oftalmologistas portugueses realizaram em três anos, em São Tomé e Príncipe, cerca de cinco mil consultas e mais de mil cirurgias, reduzindo desta forma os gastos com envios de doentes em juntas médicas para Portugal, apurou a PANA no fim de semana de fonte autorizada.

Em declarações à PANA no final da 12.ª missão do projeto Saúde para Todos, o especialista de oftalmologia Luís Dias Pereira, chefe da equipa médica, confirmou que as mais de mil sirurgias for todas realizadas "com êxito" à semelhança das cerca de mil consultas.

O médico-cirurgião português explicou que as condições para a cirurgia às cataratas foram criadas em 2009, após a primeira missão, num país que se debate com vários casos de cegueira, ausência de quadros e materiais hospitalares para atender aos vários casos que dão entrada nos hospitais.

O projeto Saúde para Todos financiado por vários organismos portugueses em dezenas de milhares de euros integra especialistas de hospitais e institutos de Medicina de Portugal.

Trata-se de um programa "de excelência" ao nível da saúde no âmbito da cooperação entre São Tomé e príncipe e Portugal em execução há já 10 anos.

-0- PANA RMG/IZ 20outubro2013