São Tomé, São Tomé e Príncipe- (PANA) - O primeiro ministro são-tomense Jorge Bom Jesus, confirmou desembolso de 12 milhões de dólares americanos de ajuda externa para Orçamento Geral do Estado, sendo cinco milhões Banco Mundial (BM) e sete milhões do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Do total de ajuda, os cinco milhões de dólares do BM chegaram ao país, em finais de dezembro, esperando-se receber os restantes sete milhões de dólares do BAD em janeiro deste ano, precisou Jorge Bom Jesus, em declarações à imprensa à margem das comemorações do 4 de janeiro, dia do herói da resistência colonial.
“Temos que inverter a realidade atual, temos que começar a exportar mais e a importar menos, criar riqueza, porque sem crescimento económico não há salvação para a nossa autossuficiência”, afirmou.
Explicou ainda que o seu governo rubricou acordos para desenvolvimento de cinco projetos económicos com alguns investidores estrangeiros, nas áreas das infraestruturas e do turismo.
"Eu vejo o ano 2020 com muita expetativa, com muita confiança, mas eu peço desde já aos São-tomenses muito espírito de trabalho”, exortou.
Orçamento Geral do Estado para 2020 foi aprovado, a 23 de dezembro, e está avaliado em 159 milhões de dólares americanos.
-0- PANA RMG/IZ 05jan2020