São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe (CEN) anunciou o início do recenseamento eleitoral de raíz para este domingo, 07, em todo o país, e para 21 deste mês, na diáspora.
Segundo o presidente da CEN, Fernando Maquengo, que falava à saída de um encontro com o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, no Palácio do Morro da Trindade, serão criadas novas circunscrições, nos países da União Europeia (UE).
Entre estes destacou Franca, Bélgica, Bruxelas, Reino Unido, Luxemburgo e Itália bem como alguns países africanos lusófonos, nomeadamente Moçambique e Cabo Verde.
“Estamos num processo em que paulatinamente vamos criando as condições necessárias”, disse Fernando Maquengo, reconhecendo a natureza apertada do calendário para a conclusão dos trabalhos, tendo em conta que estes deveriam ter iniciado, em janeiro passado.
Explicou que o encontro permitiu ao Presidente Evaristo Carvalho avaliar, dentro das suas faculdades, a data da marcação das eleições presidenciais previstas para julho próximo.
-0- PANA RMG/IZ 05fev2021