Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe relança jogos escolares

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense retomou sábado a organização do desporto escolar com a participação de mais de mil alunos do Ensino Básico nas modalidades de futebol e andebol, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

A inauguração teve lugar no Centro de Estágio de Futebol numa cerimónia presidida pelo ministro santomense da Educação, Cultura e Formação, Jorge Bom Jesus, 14 anos depois da da última edição desta competição realizada em 2000.

Participam na presente edição cerca de 10 estabelecimentos escolares nas duas modalidades em disputa.

“Nós, estamos a trabalhar para o futuro. Pensando sobretudo nestes meninos, nada melhor que começar pelo desporto, desporto é cultura, educação, é um momento de diálogo e convívio”, disse o ministro Jorge Bom Jesus na abertura do certame.

Para o governante, organizar os jogos escolares é apostar no futuro dos jovens e preparar o país para a alta competição, pelo que ele entende que, com esta política, os jovens deixaram de ter comportamentos desviantes que prejudicam a saúde.

“Portanto, é estar longe das drogas, do alcoolismo, acho que através do desporto, que vamos poder investir na saúde preventiva, para termos cidadãos saudáveis de forma a participarmos, de forma eficaz, no desenvolvimento do nosso país”.

Por sua vez, o ministro da Juventude e Desporto, Danilson Couto, congratulou-se com a iniciativa, saudou a parceria existente entre a operadora de telecomunicações CST (Companhia Santomense de Telecomunicações) e o Governo que permitiu a organização do evento.

“É uma feliz realidade, estamos muito felizes, é fruto de muito trabalho, não só ao nível dos ministérios mas em colaboração com a CST", concluiu.

-0- PANA RMG/IZ 01junho2014