São Tomé e Príncipe presente em reunião de Conselho de Administração do PAM em Roma
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, participará numa reunião do Conselho de Administração do Programa Alimentar Mundial (PAM), a acontecer de 10 a 14 de junho corrente em Roma (Itália), soube a PANA de fonte oficial em São Tomé.
O anúncio foi feito à imprensa pelo embaixador e representante do PAM para a África Central, Abdulay Balde, no termo duma audiência que lhe concedeu Jorge Bom Jesus, no Palácio do Governo, quinta-feira última.
“O primeiro-ministro deverá participar. Ao nível deste Conselho, vamos analisar e aprovar a proposta que temos para São Tomé e Príncipe”, disse Balde.
Os dois interlocutores evocaram, durante o encontro, um novo programa de cooperação que entrará em vigor em julho de 2019, para um período de cinco anos.
O PAM, depois de cortar o financiamento de víveres a São Tomé e Príncipe, presta assistência ao PENAS (Programa Nacional de Saúde e Alimentação Escolar) que fornece refeições, durante o período letivo, a 50 mil crianças.
“Se as nossas crianças comerem produtos importados, não haverá agricultura nem tão pouco cultura. Desta forma, as 50 mil crianças vão depender de produtos importados. Isso não é bom para a economia nem para os agricultores”, frisou Baldé.
Indicou igualmente que, o primeiro-ministro são-tomense, ao marcar presença no Conselho de Administração, composto por 34 Estados, compromete-se a contribuir com um milhão de dólares de alimentação escolar.
“Essa garantia anima-nos bastante porque iremos contribuir também com um milhão de dólares americanos, perfazendo assim dois milhões de dólares”, regozijou-se o representante do PAM na África Central.
Acrescentou que o programa que entrará em funcionamento em julho deste ano prevê um aumento da capacidade dos produtores, a transformação, conservação e gestão dos produtos no local.
-0- PANA RMG/DD 31maio2019