Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe prepara-se para eliminatórias de CAN de 2015

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O treinador da seleção nacional de futebol de São Tomé e Príncipe, Gustavo Clemente, convocou os seus futebolistas em previsão dos jogos da pré-eliminatória para o Campenato Africano das Nações (CAN) de 2015 em Marrocos, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial em São Tomé.

Gustavo Clemente, em declarações à PANA no estádio nacional 12 de julho onde são realizados os treinos, precisou que os jogadores vieram de clubes da primeira e segunda divisões, incluindo o Sporting da Praia Cruz, a UDRA (União Desportiva de Angolares), o Desportivo de Guadalupe, o Vitória Riboque e o Caixão Grande.

“O objetivo é manter a antiga base e dar oportunidade aos jovens para que possam sentir que são potencias, de forma que quando precisarmos deles eles venham a cumprir aquilo que são as nossas aspirações”, disse o selecionador nacional.

Ele teceu duras críticas às condições fisicas dos jogadores, indicando que “me inquieta, de que maneira, a qualidade de programação de treino que é feito. Aquilo que estou avaliando sobre o rendimento dos jogadores, durante uma semana e poucos dias de treino, é que o nível físico está muito aquém do que é esperado para um jogador internacional”.

O técnico nacional disse que estes problemas tornam a sua missão “difícil de ser cumprida”, pelo que considera que o tempo é curto para elevar a condição fisica dos jogadores e associá-los à técnica e à tática do jogo.

São Tomé e Príncipe conhecerá o seu adversário no dia 25 de abril, data do sorteio, e os jogos terão lugar entre 16 e 18 de maio próximo.

O arquipelago da África Central, a par da Guiné Equatorial, da Serra Leoa, da Líbia, do Uganda, do Quénia e da Etiopia, ficou de fora da primeira eliminatória devido à sua prestação nas competições da Confederação Africana de Ftutebol (CAF) nos últimos dois anos.

-0- PANA RMG/TON 16abril2014