Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe inaugura rede de governação eletrónica

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense inaugurou a sua rede privativa de comunicação para suprir a falta de infraestruturas necessárias para apoiar o desenvolvimento da comunicação de dados no âmbito da governação eletrónica.

Num conjunto de infraestruturas tecnológicas instaladas nos diversos ministérios, a nova rede apresentada sob a designação de "G-Net" visa promover a relação entre os diversos organismos estatais, incrementar o ambiente de negócios através de canais de comunicação internas, interfaces de transmissão de dados, e outros canais de serviços externos.

A G-Net está em funcionamento há já quatro meses e foi oficialmente inaugurada este fim de semana à margem da III Conferência sobre Tecnologia de Informação e Comunicação denominada "Kitenbu Digital", promovida pelo Instituto Nacional de Inovação e Conhecimento (INIC).

A nova rede de governação electrónica foi montada por técnicos do INIC, em colaboração com engenheiros taiwaneses da K-Best Taiwan, uma empresa produtora de antenas micro-ondas para tecnologias de comunicação e informação presente em mais de 60 países do mundo.

O presidente do Concelho de Administração do INIC, Inocêncio Costa, disse que a infraestrutura tecnológica vai permitir ao Estado poupar avultadas somas em dinheiro que eram gastas em comunicações.

Segundo ele, o arquipélago prepara-se agora para melhorar os seus índices de serviço online de infraestruturas e de capital humano almejado pelas Nações Unidas.

-0- PANA RMG/IZ 20out2013