Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe implementa com dificuldades projetos financiados pelo FED

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - São Tomé e Príncipe acusou dificuldades na implementação de cinco projetos avaliados em 33 milhões de euros, financiados pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento (FED), no quadro do programa regional de que beneficiam os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) mais Timor-Leste.

Esta informação foi prestada pelo coordenador técnico do Gabinete do Ordenador Nacional do FED no arquipélafgo santomense, Carlos Trigueiro, no encerramento quinta-feira em Dili, capital de Timor-Leste, de uma reunião sobre o XI FED.

Carlos Trigueiro revelou à PANA que, apesar dessas dificuldades, a implementação dos cinco projetos tem sido razoável.

No entanto, ele afirmou que os procedimentos e os regulamentos da União Europeia nessa matéria "são complexos".

Justificando-se, o técnico adiantou ainda que, uma vez aprovado um determinado projeto, o mesmo pode levar nove meses para ser executado.

Neste encontro de Dili, capital de Timor-Leste, São Tomé e Príncipe foi representado pela sua ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Natália Neto Umbelina, na qualidade de oradora nacional do FED.

“A boa governação com vista à melhoria da coisa pública” esteve no centro das discussões sobre as perspetivas do início do XI na reunião PALOP-UE mais Timor-Leste.

-0- PANA RMG/DD 01mar2013