São Tomé e Príncipe envia novos testes de Covid-19 ao Gabão
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - As autoridades sanitárias são-tomenses aguardam pelos resultados dos últimos testes de Covid-19 enviados ao Gabão, cujas amostras foram recolhidas de um grupo de passageiros em quarentena, soube-se de fonte oficial, em São Tomé.
A dois dias do fim do prazo de quarentena a que estão submetidos cerca de 100 passageiros provenientes de países de risco como Portugal, Gana e Camarões, o Estado são-tomense enviou quarta-feira novas amostras de um grupo de pessoas, para testes, em Libreville (Gabão).
Na semana passada, cerca de 25 amostras testadas no instituto Ricardo Jorge, em Portugal, todas deram negativo.
No entanto, desta vez as amostras seguiram no voo da DHL, para laboratório de referência, em Libreville, capital do vizinho Gabão, segundo Vilfrido Gil, médico e funcionário do Fundo Global do Sistema das Nações Unidas.
A medida faz parte de um protocolo de segurança sanitária, no âmbito da prevenção epidemiológica que o país, observa há já um mês contra a Covid-19.
São Tomé e Príncipe, segundo este profissional de saúde, ”não tem competência técnica e meios necessários para realização dos testes do novo coronavírus”, assegurando que o sistema nacional de saúde do arquipélago no quadro desta pandemia ”recebeu agora alguns materiais e equipamentos que lhe permite recolher as amostras.”
Vilfrido Gil falava à imprensa quarta-feira, no aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, durante a receção de um lote de materiais e equipamento médico do Stock da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Gana.
“Tendas para montagem de hospitais de campanha, viseiras, máscaras, batas profissionais de saúde, equipamentos para colheita de amostras para teste Covid-19, fazem para do lote", afirmou
Segundo ele, a chegada tardia dos equipamentos deve-se aos constrangimentos decorrentes das medidas impostas pelos Estados face à prevenção ao novo coronavírus.
-0- PANA RMG/IZ 02abril2020