Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe elabora orçamento de $ 152 milhões para 2012

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo são-tomense entregou sexta-feira à Assembleia Nacional a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2012, estimado em 152 milhões de dólares americanos.

“Consideramos que este orçamento, mesmo considerando a situação mundial de crise, vai permitir-nos em 2012 dar alguns passos no sentido de melhorar os problemas da população e fazer algumas melhorias”, disse o primeiro-ministro e chefe do Governo, Patrice Trovoada, à saída do Parlamento.

O primeiro-ministro são-tomense, que se fez acompanhar do ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos, à Assembleia Nacional, explicou que 90 porcento do OGE, que será suportado pela ajuda internacional, priorizará os setores da educaçao, da saúde e das infraestruturas.

China Taiwan, Portugal e Nigéria, segundo Patrice Trovoada, são alguns dos parceiros de cooperação que já garantiram financiamento.

O OGE para 2012 contempla aumento de salários na ordem de 21 porcento para perto de seis mil funcionários públicos, que passarão a ganhar no próximo ano cerca de 52 dólares americanos mensais.

No entanto, esta proposta foi recusada esta sexta-feira pelo secretário-geral do sindicato dos trabalhadores da função pública, Aurélio silva, que afirmou que a proposta do salário mínimo apresentado ao Executivo é de 200 dólares americanos.

-0- PANA RMG/TON 29Out2011