São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - São Tomé e Príncipe e Angola definiram um plano de concertação permanente no âmbito da parceria estratégica, soube-se esta quarta feira de fonte oficial.
O plano em apreço foi definido durante uma visita a São Tomé e Príncipe do secretário de Estado da Cooperação Internacional de Angola, Domingos Viera Lopes, terminada terça-feira, com compromisso de dos dois países estarem em constantes comunicação.
Angola prometeu facilitar, com maior rapidez, o pedido de vistos aos cidadãos angolanos que queiram visitar país vizinho, para que haja maior fluidez na mobilidade”, disse o diplomata angolano.
Por sua vez, a ministra santomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade, Elsa Pinto, convidou empresários angolanos a investirem, o mais rápido possível, no arquipélago santomense, precisamente no setor do turismo.
“Nos consideramos que, hoje, o nosso petróleo é o turismo. Nós exploramos esta ideia e voltamos a renovar o convite aos grupos de empresários angolanos para explorarem este petróleo que é bastante verde e que pode produzir muito emprego para a nossa juventude”, afirmou.
O turismo faz parte do plano da parceira estratégica entre São Tomé e Príncipe e Angola que privilegiam vários outros setores económicos, como as pescas, a segurança, a defesa, a cooperação militar, face à localização geoestratégica na região do golfo da Guiné.
-0- PANA RMG/DD 15maio2019