São Tomé e Príncipe e Angola analisam a cooperação bilateral
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Uma delegação angolana encontra-se atualmente, em São Tomé e Príncipe, para analisar com as autoridades locais aspetos ligados à redefinição do quadro de cooperação bilateral, soube-se de fonte oficial segunda-feira, em São Tomé.
A comitiva angolana de 25 membros é liderada pelo secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Viera Lopes, cuja missão na capital são-tomense vai durar até 15 de maio corrente.
O Governo são-tomense, através da ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Elsa Pinto, convidou Angola a posicionar-se no arquipélago como "um parceiro estratégico no Golfo da Guiné".
“Vamos dinamizar o comércio entre ambos países e incentivar o investimento privado dos empresários" angolanos, afirmou a chefe da diplomacia são-tomense, defendendo a necessidade de se aproveitar igualmente as oportunidades existentes, na região nos domínios da defesa, da segurança, militar, económico e diplomático.
A deslocação a São Tomé e Príncipe da delegação angolana resulta da visita realizada a Angola pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, no início do ano, tendo na altura privilegiado uma cooperação estratégica com este país vizinho.
Segundo Elsa Pinto, que falava à imprensa no início dos trabalhos entre as duas delegações, a cooperação entre os dois países “foi caindo, tendo ficado mais fria, nos últimos quatros anos".
-0- PANA RMG/IZ 13maio2019