São Tomé e Príncipe com 291 casos de coronavírus
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O novo coronavírus já infetou 291 pessoas, em São Tomé e Príncipe, anunciou sábado o Ministério da Saúde do arquipélago.
Nas últimas 24 horas segundo Isabel dos Santos, porta voz do Ministério da Saúde, foram realizados 30 testes rápidos.
Dos 291 casos positivos da covid-19, 260 estão em isolamento domiciliário.
“Temos no internamento no hospital de campanha 16 pacientes, um dos quais apresenta estado clínico grave”, anunciou por seu turno a médica Adionilde Aguiar, diretora do hospital de campanha de covid-19, enquanto que o Centro Assintomático Respiratório acolhe seis pessoas.
Enquanto isso, o ministro da Saúde, Edgar Neves, anunciou que deve chegar ao país, nos próximos dias, mais especialistas contratados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Neves anunciou ainda que a China prometeu enviar para especialistas seus para ajudar combater a pandemia, no arquipélago.
Na última sexta feira, o país recebeu dois carregamentos de matériais, medicamentos e equipamento médico de combate à pandemia, nomeadamente de Angola, através da Fundação Manuel Pinto da Costa, antigo presidente da República (1975-1991 e 2010-2014) e da Fundação Jack Maa, de um bilionário chinês.
Devido à aspiral da doença no arquipélago, Edgar Neves indicou que o sistema nacional de saúde decidiu montar o segundo hospital de campanha, nas instalações do Liceu Nacional.
-0- PANA RMG/IZ 24maio2020