Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe autoriza retomada de obras de centro comercial chinês

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense autorizou o reinício das obras de construção de um centro comercial com investimento privado chinês na capital, São Tomé, sob termo de regularização das anomalias constatadas no prazo de 20 dias, soube-se de fonte oficial terça-feira.

A comissão de avaliação de projetos da Direção das Obras Públicas e Urbanismo (DOPU) autorizou o reinício das obras de construção do centro comercial chinês ao largo da Paróquia da Conceição.

O diretor da DOPU, Silvino Mendes, anunciou que foram constatadas várias anomalias no projeto, como por exemplo o número reduzido de casas de banho, a ausência de parque de estacionamento e de elevador.

Silvino Mendes escusou-se a apontar outras irregularidades que constam no relatório e recomendações da comissão de avaliação de projetos, mas afirmou que o dono das obras tem agora, de acordo com a lei, um prazo de 20 dias para responder e repor a legalidade exigida.

A imponente infraestrutura comercial em construção no coração da cidade de São Tomé, avaliada de dezenas de milhares de dólares americanos, é o primeiro investimento privado chinês no país após o arquipélago ter retomado relações comercias com a República Popular da China depois de 16 anos de rutura desde 1997.

-0- PANA RMG/TON 06janeiro2015