Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe arrecada $ 7,5 milhões com licença de telecomunicações

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense deverá beneficiar de um envelope financeiro de sete milhões e quinhentos mil dólares americanos na sequência do concurso internacional para a concessão duma licença à segunda operadora de telecomunicações, no qual a empresa angolana Unitel é a única concorrente, soube-se de fontes oficiais.

Na sua proposta financeira, aberta na noite de terça-feira nas instalações da
Autoridade Geral de Regulação (AGER), a Unitel International Holding, detida pela empresária angolana Isabel dos Santos, propõe liquidar a sua oferta através de um único cheque endossado ao Tesouro Público num prazo de cinco dias.

No entanto, fontes da AGER que integram a comissão de avaliação coadjuvados por consultores do Banco Mundial indicaram que nada está ainda decidido.

Segundo as fontes, a proposta técnica da operadora angolana é "bastante ambiciosa", visto que ela tenciona criar uma nova empresa de telecomunicações denominada Unitel STP, equipada de tecnologias de ponta.

Em Angola, a Unitel lidera o mercado das telecomunicações com 10 milhões de clientes, tendo obtido em 2012 um volume de faturação superior a 945 milhões de dólares americanos.

-0- PANA RMG/TON 13Março2013