Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe aposta no trabalho rigoroso para desenvolvimento

São Tomé e São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, declarou que o seu país deve apostar no trabalho rigoroso e na disciplina para atingir o desenvolvimento.

Falando por ocasião da cerimónia de apresentação de cumprimentos de ano novo ao corpo diplomático acreditado em São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa afirmou que o seu país terá de desenvolver sólidas relações no quadro da cooperação internacional visando combater a pobreza.

O número um santomense disse que o arquipélago vai privilegiar e intensificar o quadro das relações internacionais com os Estados do Golfo da Guiné e no seio da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

“São Tomé e Príncipe deve ser, cada vez mais, um país aberto ao mundo e uma voz claramente alinhada pelo multilateralismo como via mais adequada para a resolução dos diferendos e conflitos que preocupam a comunidade internacional”, rematou Pinto da Costa.

Dirigindo-se a dezenas de diplomatas no Salão Nobre do Palácio do Povo, o chefe de Estado santomense apelou ao país para tirar proveito das ajudas externas que recebe dos seus parceiros, tendo em conta a crise económica e financeira mundial.

Ele defendeu energicamente a necessidade de São Tomé e Príncipe apostar no trabalho rigoroso e na disciplina a fim de alcançar o desenvolvimento.

O Presidente santomense disse que "2011 foi um ano de crise económica financeira global que afetou e continua a afetar grandes regiões do mundo, nomeadamente a Europa, e cujas consequências continuam ainda imprevisíveis”.

-0- PANA RMG/DD 06fev2012