São Tomé e Príncipe apoia vítimas do Ciclone Idai em Moçambique
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Vinte mil euros foram angariados no quadro da campanha de solidariedade do Governo são-tomense e da Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe (CVSTP) para apoiar as vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique, apurou a PANA sexta-feira, em São Tomé.
Segundo o secretário-geral da CVSTP, Justino Lima, o dinheiro será enviado à Cruz Vermelha Moçambicana, na próxima semana, sem precisar a data.
Justino Lima considerou esta contribuição como "fruto da generosidade do povo são-tomense", e notou que uma cópia da transferência do valor a enviar será entregue ao Governo moçambicano através das vias diplomáticas.
O montante em causa resulta de depósitos bancários de personalidades individuais e empresas, assim como da recolha feita através de urnas montadas em frente aos centros comerciais e lojas das cidades capitais e nos distritos do país, explicou.
Justino Lima e a diretora do Instituto de Segurança Social assim como o representante da Associação dos Naturais e Descendentes Moçambicanos em São Tomé e Príncipe congratularam-se com o resultado da campanha, considerando-a "positiva face à generosidade dos São-tomenses pela causa”.
Foram excluídos da campanha os bens alimentares não perecíveis, tendo em conta que o seu transporte aos destinatários seria impossível devido aos custos de exportação, indicou Justino Lima.
Cerca de 50 naturais e descendentes moçambicanos vivem atualmente, em São Tomé e Príncipe.
-0- PANA RMG/IZ 03maio2019