São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo são-tomense anunciou a existência no arquipélago da variante indiana "Delta" da Covid-19 e alertou a população para a máxima proteção, devido à alta sua taxa de transmissibilidade.
“É com grande preocupação que chamo a atenção dos São-tomenses e de todos os cidadãos residentes no nosso país, que, com base em estudos realizados no nosso laboratório nacional de referência, a variante Delta, ou seja, Ab1617, já existe em São Tomé e Príncipe”, afirmou o ministro da Saúde, Edgar Neves, numa comunicação à Nação.
Perante a existência dessa variante no país, disse, "exigimos à toda a população para continuar a aderir as já conhecidas medidas de proteção e prevenção da covid-19, assim como a vacinação".
Edgar Neves especificou ainda que a variante Delta tem uma “alta taxa de contagiosidade e a rapidez na transmissibilidade”.
O ministro da Saúde aconselhou, por isso, que seja cumprido com rigor o distanciamento físico o uso da máscara e e a higienização constante das mãos.
“Ainda vamos a tempo de fazer com que o amanhã não seja pior", declarou
Na sua comunicação à Nação, Edgar Neves não apontou detalhes sobre o diagonóstico em termos de sexo e idade ou se se trata de um caso importado e em que altura foi diagnosticado pelo Sistema Nacional de Saúde.
esde do surgimento da doença, foram infectadas cerca de 2 mil pessoas, entre os quais 37 mortes.
-0- PANA RMG/IZ 26julho2021