São Tomé e Príncipe adere à plataforma digital U-Report
São Tomé e São Tomé e Príncipe (PANA) - São Tomé e Príncipe integrou-se quarta-feira último na U-Report, uma tecnologia de comunicação de proximidade entre jovens, em vigor em mais 65 países, em funcionamento há já 11 anos, com mais de oito milhões de utilizadores em todo mundo., soube-se de fonte oficial em São Tomé.
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em São Tomé e Príncipe e no Gabão, Noel Marie Zagre, informou que a expetativa é que haja mais, nos próximos meses, cerca de 10 mil adolescentes, conforme a vontade expressa no lançamento da plataforma, no país.
O UNICEF compromete-se a mobilizar 50.000 dólares norte-americanos, anualmente, para garantir o funcionamento da U-report em São Tomé e Príncipe.
O projeto conta, desde já, com a parceria de duas companhias de telecomunicação que operaram no país, designadamente a Unitel STP e a CST (Companhia São-tomense e Telecomunicações).
Calisto Nascimento, presidente do Conselho Nacional da Juventude, enalteceu a iniciativa que, no seu entender, dará voz a quem não a tenha.
Precisou que a plataforma digital permitirá aos jovens para interagirem, expondo problemas que afetam a sua comunidade e não só.
Consumo da droga, gravidez na adolescência, formação e a falta de emprego são problemas que afetam os jovens são-tomenses que representam a maioria da franja da população são-tomense, estimada em 200.000 habitantes.
“A estratégia do governo consiste em continuar a dialogar com os jovens coma acções de proximidade sempre visando a juventude”, defendeu Vinícius de Pina, ministro da Juventude e Desporto.
Com um telemóvel, com SMS, os jovens são-tomenses têm uma oportunidade nas palmas das mãos para melhorarem as suas vidas.
A U-report chegou a São Tomé e Príncipe, no dia de África, a 25 de maio, com o fito de fazer de cada cidadão um repórter, dando voz a quem não a tenha.
-0- PANA RMG/DD 27maio2021