São-Tomé e Príncipe acolhe reunião da Comissão Mista Bilateral com Angola
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Uma reunião da Comissão Mista entre Angola e São Tomé e Príncipe realizar-se-á aos 29 e 30 de maio corrente no segundo país, anunciou quinta-feira em Luanda, a capital angolana, o Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova.
Carlos Nova Vila fez este anúncio no termo do seu encontro com o seu homólogo angolamo, João Lourenço, no âmbito de uma visita oficial a Angola.
Disse nessa ocasião que o encontro acontecerá após 15 anos de interregno, de acordo com uma decisão tomada pelos dois países.
“Cumprimos o objetivo primordial deste visita”, regozijou-se o estadista são-tomense em Luanda, onde ficou aos dias 8 9 e 10 do corrente no quadro de uma visita oficial a Angola, desde a sua eleição a 2 de outubro de 2021.
A principal conclusão a que chegaram, depois de 15 anos de interregno, é que se deve corrigir algo que está errado que é "o facto de os nossos países estarem, há 15 anos, sem se reunir a Comissão Mista Bilateral.“
Carlos Vila Nova concluiu, após visitas guiadas a Universidade Agostinho Neto e à academia de pescas e ao centro de tratamento de pescado daquele país, entende que “São Tomé e Príncipe que possui uma extensa área marítima, deve olhar estas novas áreas como uma oportunidade de desenvolvimento da economia azul através do mar."
Por sua vez, o Presidente de Angola, João Lourenço, disse que ”a principal decisão foi a de reunirmos esta mesma comissão nos próximos dias 29 e 30. Desta vez, será em São Tomé. Uma vez que, há 15 anos atrás, teve lugar em Luanda. E nessa reunião de São-Tomé, vamos abordar todas as questões que têm a ver com a cooperação entre os dois países.”
A Comissão Mista Bilateral entre os dois países foi criada em janeiro de 1980, tendo realizado a sua sexta e última sessão em Luanda, em novembro de 2007.
Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação a 19 de fevereiro de 1978, através dum acordo geral de amizade e cooperação, na sequência do qual foram concluídos vários instrumentos jurídicos, com vista a promover e aprofundar as relações de cooperação económica cientifica técnica e cultural entre os dois países.
Os dois países cooperam nos domínios político, diplomático e económico, e são membros da Comunidade dos Países de língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Em maio de 2019, recorde-se, São Tomé e Príncipe e Angola assinaram na capital são-tomense, um processo verbal do reforço das linhas gerais de cooperação nos domínios da defesa, da ordem interna, da justiça e das finanças, dos transportes aéreos e marítimos, dos recursos minerais, dos petróleos, do turismo das pescas, do mar, da promoção de investimentos, do comercio e da comunicação.
Os dois países declararam, na altura, por via das duas delegações reafirmar o compromisso dos respectivos Governos em imprimir uma maior dinamismo nas relações bilaterais.
Neste âmbito, analisaram diferentes instrumentos jurídicos assinados e identificaram novas áreas de interesse mútuo, indica-se.
-0- PANA RMG/DD 13maio2022