Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipa assina acordo de produção de petróleo com Equator Exploration

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense e a Equator Exploration assinaram esta sexta-feira um contrato de partilha de produção nos termos do qual esta empresa se comprometeu em pagar 2,5 milhões dólares americanos num prazo de 30 dias, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Segundo o contrato, a Equator Exploration será operadora do bloco 12 da Zona Económica Exclusiva (ZEE) e o contrato terá validade de 28 anos.

A Equator Exploration comprometeu-se a pagar 2,5 milhões de dólares americanos, cujo valor deverá entrar na conta da Agência Nacional de Petróleo no prazo de 30 dias, segundo o estabelecido no contrato.

Estabelece ainda o acordo que a Agência Nacional de Petróleo, em nome do estado santomense, detém 12,5 porcento de interesse participativo no bloco 12, situado a 2.500 metros de profundidade e que cobre uma área de 7.032 quilómetros quadrados.

A Equator Exploration opera em São Tomé e Príncipe desde de abril de 2012, ao abrigo de um primeiro contrato de partilha de produção celebrado com a Agência Nacional de Petróleo para o bloco 5 da ZEE.

O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Orlando Pontes, anunciou que foram transferidos 65 porcento dos interesses participativos da Equator Exploration para a Kosmos Energy relativamente ao bloco 5.

-0- PANA RMG/TON 19fevereiro2016