São Tomé, São Tomé e Príncipe- (PANA) - Três dos seis geradores financiados pelo consórcio BP-Komos Energy para São Tomé e Príncipe entram em rede antes do fim do ano, para melhorar o fornecimento de eletricidade nesta quadra festiva, soube-se de fonte oficial, em São Tomé.
Os seis geradores de 1,8 megawatts cada custaram quatro milhões e meio de dólares americanos, financiados pelas duas petrolíferas do consórcio, no âmbito das suas responsabilidades sociais.
Os três grupos geradores que entram em funcionamento na rede "antes do fim do ano" foram desalfandegados, segunda-feira, do Porto de São Tomé, segundo o ministro das Obras Públicas, Infraestruturas e Recursos Naturais, Osvaldo Abreu.
O governante disse estar consciente de que o consumo de energia vai disparar, nesta quadra natalícia, pelo que "todos os esforços serão feitos para que eles (os geradores) entrem em funcionamento".
Dois grupos destinam-se à central térmica de Bobo Forro, e o terceiro à Região Autónoma do Príncipe.
A compra dos geradores para as centrais térmicas surgiu para debelar a crise crónica de energia em que o país esteve mergulhado, em finais de 2018, em que maioria dos grupos geradores estava danificada por falta de manutenção regular.
-0- PANA RMG/IZ 19dez2019