São Tomé acredita novos embaixadores da Nigéria e União Europeia
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, acreditou novos embaixadores da União Europeia (UE) e da Nigéria, que prometeram todos relançar a cooperação bilateral existente, soube-se esta quinta-feira de fonte oficial.
Christopher Chindi Chiejina, o novo embaixador da Nigéria, prometeu relançar a cooperação económica e petrolífera arrefecida em 2018, destacando a preparação do próximo encontro da reunião ministerial conjunta como uma das suas prioridades.
A Nigéria e São Tomé e Príncipe partilham a fronteira marítima na exploração conjunta de petróleo, cuja prospeção esteve inicialmente intensa e esmoreceu em 2016, antes de reacender face ao interesse manifestado pelas petrolíferas multinancionais.
"A minha presença cá é a manifestação do interesse da Nigéria por São Tomé e Príncipe, e pensamos prosseguir o que não foi feito no passado”, afirmou.
Para a nova embaixadora da UE, Rosária Bento, São Tomé e Príncipe "é um país em que a União Europeia se revê pelos exemplos de Estado de Direito Democrático.”
Bento indicou, por outro lado, à saída do Palácio do Povo que a União Europeia vai financiar um programa de luta contra a violência doméstica e sexual contra as mulheres.
Acolhimento de mulheres vítimas de violência e seus filhos, desenvolvimento de infraestruturas, apoio a instituições como a Polícia, a Procuradoria-Geral, o Tribunal de menores, o Instituto das Drogas e Toxicodependências, ações de sensibilização nas escolas e nas comunidades sobre os direitos das mulheres e das meninas são as áreas a serem cobertas pelo programa financiado pela UE.
-0- PANA RMG/IZ PANA 05dez2019