Agência Panafricana de Notícias

Santomense João Costa Alegre reeleito presidente da Confederação Africana de Canoagem

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - João Costa Alegre, de nacionalidade santomense, foi eleito, pela terceira vez consecutiva, presidente da Confederação Africana de Canoagem (CAC), para um mandato de quatro anos, testemunhou a PANA em São Tomé.

"É claro e notório o trabalho que eu e os meus colaboradores temos vindo a desenvolver a favor da canoagem no continente", regozijou-se João Costa Alegre, à frente da CAC desde 2010, em declarações à PANA.

"Era impensável mas é o que acontecia. A África branca votava contra projetos da África negra. Desde que cheguei, dei um sinal de que nos somos apenas um continente. Não duvidas que trabalhamos bastante quando assumi a presidência da CAC. Éramos apenas 10 países membros mas, atualmente, somos 33 dos quais 23 participaram no oitavo Campeonato Africano de Canoagem na África do Sul", recrudesceu de alegria.

João Costa Alegre foi reeleito por mais um mandato com 14 votos a favor e nove contra em detrimento da candidatura dum adversário sul-africano, Tim Cornish.

Desta corrida, houve uma desistência por parte dum Marroquino, Mamou Belabbas.

João Costa Alegre, para além de ser presidente da CAC, é presidente do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, presidente da Federação Santomense de Canoagem e Surf, vice-presidente da Federação Internacional da modalidade, e segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Comités Olímpicos Nacional de África (ACNOA).

-0- PANA RMG/DD 18abril2016