Agência Panafricana de Notícias

Salário de Presidente burkinabe reduzido para cerca de $ 2 mil 500

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente interino do Burkina Faso, Michel Kafando, anunciou a redução do seu salário mensal para 1 milhão e 500 mil francos CFA (cerca 2.586 dólares americanos) para respeitar o compromisso do Governo de "reduzir as despesas do Estado", noticiou a imprensa local.

O Presidente Kadando falava diante dos seus compatriotas residentes na Etiópia, à margem da Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da União Africana (UA).

O Governo havia anunciado que o salário mensal do chefe de Estado estava fixado em 1 milhão e 672 mil francos CFA (cerca de 2.881 dólares americanos) mais um subsídio de representação de 750 mil francos CFA (cerca de 1.292 dólares americanos) e a gratuitidade das despesas correntes (água, eletricidade, alojamento).

Desde a destituição do regime de Blaise Compaoré, os salários das novas autoridades suscitam debates no Burkina Faso.

Os 90 membros do Conselho Nacional de Transição, que funciona como Assembleia Nacional, foram exigidos pela revolta da rua a reduzir em 30 porcento os seus salários de 1 milhão e 778 mil francos CFA (cerca de 3.064 dólares americanos).

-0- PANA NDT/BEH/MAR/TON 30 janeiro 2015