Agência Panafricana de Notícias

Saïf al-Islam pede transferência de julgamento

Tripoli, Líbia (PANA) – Saïf al-Islam, filho do finado ditador líbio Muamar Kadafi, exprimiu, na sua primeira declaração na televisão a partir da sua cela de detenção em Zentan, o desejo de ser julgado nesta localidade ao invés de Trípoli, a capital líbia.

Numa declaração excluvisa feita terça-feira à noite na cadeia de televisão privada líbia
«La capitale», Saïf al-Islam precisou que « a cidade de Zentan se situa na Líbia então não existe diferença entre esta localidade e a capital, Tripoli ».

Ele respondia a uma pergunta sobre o seu desejo de ser julgado em Zentan.

Saïf al-Islam e vários outros responsáveis do antigo regime são acusados de crimes de repressão contra a insurreição popular líbia em 2011.

Ele está detido em Zentan, cidade situada a 180 quilómetros a sul de Tripoli, desde 19 de novembro de 2011 após a sua captura, quando ele tentava fugir para o Níger através do deserto líbio, por ex-rebeldes que participaram na destituição do deposto ditador.

Saïf al-Islam foi processado também pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que o acusa de crimes de genocídio, mas o TPI e as autoridades judiciais líbias estão em desacordo sobre o direito de o julgar pela Líbia caso ele não for transferido para a capital.

-0- PANA AD/IN/AAS/IBA/FK/TON 06nov2013