Agência Panafricana de Notícias

Saída de Turcos da Líbia põe em causa projeto de estação elétrica no centro deste país

Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos 650 Turcos empregados num projeto de criação duma estação elétrica de vapor em Sirtes, no centro da Líbia, regressaram quarta-feira à Turquia devido a ameaças e à insegurança prevalecentes neste país, pondo assim em causa a realização deste projeto vital, indicou o seu diretor, Aboubakar Makhioune.

Os engenheiros e técnicos turcos foram evacuados para o seu país por ordem da sua embaixada, segundo Makhioune que precisa que a partida do pessoal turco paralisará grande parte deste projeto estratégico, nomeadamente três unidades de produção da energia elétrica.

Esta evacuação acontece após o últimato do porta-voz das tropas do general aposentado Khalifa Haftar, que deu um prazo de 48 horas aos Turcos e aos Qatariotas para deixarem a província oriental da Líbia sob pena de represálias, apesar de garantias das autoridades líbias de protegerem os cidadãos destes dois países.

Quarta-feira última, o primeiro-ministro líbio, Abdallah al-Theni, garantiu ao embaixador da Turquia, Ahmed Yakiji, que as autoridades líbias não pouparão nenhum esforço para proteger os cidadãos turcos e as suas companhias.

Indicou ao mesmo tempo que os Turcos são bem-vindos à Líbia e saudou o apoio deste país à revolução de 17 de fevereiro de 2011 que, seis meses mais tarde derrubou o então regime do ditador Muamar Kadafi após 42 anos de poder sem partilha.

Sublinhou a importância das empresas turcas na reconstrução da Líbia.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/DD 27junho2014