Agência Panafricana de Notícias

Said Djinnit alerta para continuidade de grupos rebeldes no leste da RD Congo

Luanda, Angola (PANA) - O enviado especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Grandes Lagos, Said Djinnit, alertou segunda-feira em Luanda para a continuidade de grupos rebeldes no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Numa declaração à imprensa, no final de uma audiência que lhe concedeu o ministro angolano das Relações Exteriores, George Rebelo Chicoti, Djinnit disse no entanto congratular-se com o facto de a situação na RD Congo estar quase estabilizada, mencionando também, na mesma ocasião, as mesmas melhorias no Sudão do Sul.

"Também estamos a procurar a melhorar os termos do diálogo político na República Democrática do Congo", indicou o enviado especial de Ban Ki-moon, o SG da ONU, na região dos Grandes Lagos.

Ele evocou igualmente o desafio do diálogo político no Burundi, onde a crise político-militar se agudizou bastante.

A visita de Said Djinnit ocorre um pouco antes duma VI Conferência ira internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) a decorrer em Luanda a 14 de junho próximo, como o anunciou, por sua vez, o ministro angolano das Relações Exteriores, George Rebelo Chicoti.

O chefe da diplomacia angolana disse acreditar que o encontro se vai realizar, garantindo que o secretário de Estado angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, já está na região a distribuir convites aos chefes de Estado que vão participar nele.

Inicialmente prevista para fevereiro último, a VI CIRGL foi adiada para uma data ulterior devido à indisponibilidade de alguns chefes de Estado.

Angola exerce a presidência rotativa da CIRGL desde janeiro de 2014.

-0- PANA DD/DD 31maio2016