Agência Panafricana de Notícias

Sacré Cœur de Dakar vence Girls FC da Libéria (2-1) na Liga feminina da UFOA

Praia, Cabo Verde (PANA) - O AS Dakar Sacré Cœur do Senegal venceu sábado o Determine Girls FC da Libéria por 2-1, no segundo jogo da Liga dos Clubes Campeões  femininos da União de Futebol da África Ocidental (UFOA), que decorre no Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente.

O AS Dakar Sacré Cœur começou o jogo com garra empurrando a Determine Girls FC para o seu meio campo, tendo a equipa do Senegal chegado a marcar aos 15 minutos mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Aos 20 minutos, voltou a oferecer perigo para a baliza da equipa adversária com um remate da camisola 10, Marieme Barry, que, na cobrança de um livre levou a bola à barra.

Mas quem marcou primeiro foi a equipa do Determine Girls FC, aos 26 minutos, num lance de  contra-ataque rápido, que resultou num golo de recarga, da jogadora Bountou Sylla, após uma defesa apertada da guarda-redes do AS Dakar, Ndeye Diaw.

Com a primeira parte do jogo quase a terminar, a jogadora número 9, Nguenar Ndiaye, do AS Dakar Sacré Cœur, rematou forte e levou a guarda-redes Joetta Wah, do Determine Girls, a protagonizar uma grande defesa.

Apesar dos três minutos de compensação, o jogo foi para o intervalo com a equipa senegalesa a perder por uma bola a zero.

Mas Nguenar Ndiaye reverteu o jogo para o AS Dakar Sacré Cœur,  com dois golos, o que lhe valeu o título de “woman of the match”  (mulher do jogo). 
 

Na segunda parte, Nguenar Ndiaye empatou aos 47 minutos e bisou aos 80 minutos, selando a primeira vitória da equipa senegalesa na Liga UFOA.

O golo foi apontado num momento em que o AS Dakar Sacré Coeur estava em vantagem numérica, porque a capitã da equipa liberiana, Margareth Steewart, teve que sair para receber assistência.

Na próxima terça-feira, 27, o Estádio Adérito Sena do Mindelo volta a receber mais duas partidas da Liga de futebol feminino da União de Futebol da África Ocidental.
 

O primeiro, com início às 16:00 horas locais, será disputado entre o AS Mande do Mali e o Determine Girls FC, da Libéria, e o segundo, previsto para as 19:00 horas locais, entre o AS Dakar Sacré Cœur e o Seven Stars de Cabo Verde.

Esta é a primeira vez que Cabo Verde acolhe uma prova de futebol feminino da UFOA, que traz ao Mindelo cerca de 150 pessoas, entre jogadoras, oficiais, árbitros e ‘staff’ da organização.

O torneio decorre até ao dia 30, no formato de todos contra todos e a equipa vencedora carimbará logo o passaporte para a final da competição, marcada para finais de outubro ou início de novembro, no Egito.

-0- PANA CS/IZ 25jul2021