SG das Nações otimista quanto à conferência de Berlim sobre Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, disse acreditar que a conferência de Berlim, que deve reunir brevemente as partes implicadas no conflito líbio, permitirá obter um cessar-fogo para pôr termo à violência na Líbia.
Esta conferência será "uma oportunidade singular para reunir todos os que têm um impacto no conflito na Líbia”, acrescentou Guterres durante uma conferência de imprensa conjunta, em Berlim, com a chanceler alemã, Angela Merkel, exprimindo a sua “profunda gratidão pela iniciativa alemã”.
Ele sublinhou que a conferência tem por objetivo instaurar um cessar-fogo e abrir a via para um processo político capaz de restabelecer a paz na Líbia.
A data da conferência internacional de Berlim sobre a Líbia será marcada durante uma quinta reunião preparatória prevista para meados de dezembro.
Ao reunir as grandes potências membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e alguns países interessados pelos assuntos líbios, o encontro de Berlim destina-se a adotar um cessar-fogo em prelúdio ao relançamento do processo político com vista a um acordo entre os beligerantes líbios cuja aplicação será garantida por um comité de acompanhamento formado pela Conferência de Berlim.
Mas este otimismo não é partilhado pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conté, que invocou terça-feira “as dificuldades encontradas pela Alemanha para levar todos os atores da crise líbia a participar na conferência de Berlim”.
A Alemanha continua a mobilizar-se no plano internacional para o êxito da Conferência de Berlim, tendo os seus responsáveis realizado numerosas reuniões com os países vizinhos bem como com os atores da crise na Líbia.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/IZ 28nov2019