SG das Nações Unidas insta Mundo a lembrar-se de vítimas do terrorismo
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, exprimiu a solidariedade da ONU com todas as vítimas do terrorismo e exortou o Mundo a recordar-se das suas vítimas.
As declarações de Guterres constam de uma mensagem publicada por ocasião do 21 de agosto, do Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo, instituído desde 2017.
« O terrorismo tem sobre as suas vítimas efeitos que podem durar toda uma vida, repercutir-se em várias gerações. Não podemos apagar os traumatismos, mas nós podemos ajudar as vítimas e os sobreviventes ao trabalhar para a verdade, justiça, reparação, fazendo-nos de seu porta-voz e defender dos seus direitos humanos”, afirma Guterres na sua mensagem.
Este terceiro Dia Internacional de Recordação é observado, numa altura em que o Mundo continua a bater-se contra a pandemia da covid-19.
De acordo com as últimas cifras publicadas segunda-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Mundo totaliza mais de 21 milhões 500 mil casos de coronavírus dos quais 767 mil e 200 mortes.
O comunicado da ONU nota que a crise devida à covida-19 "mudou a nossa maneira de viver e as nossas relações com os outros".
Numerosas cerimónias e comemorações foram anuladas ou realizadas online.
A ONU teve de adiar para o próximo ano o primeiro Congreso Mundial das Vítimas do Terrorismo.
« É vital recordar-se das vítimas do terrorismo e fazer mais para as ajudar a restabelecer-se e reconstruir-se. Nós devemos nomeadamente colaborar com os parlamentares e os Governos com vista à redação e adoção das leis e estratégias nacionais de ajuda às vítimas”.
« Nós devemos continuar a apoiar o trabalho inestimável das associações de vítimas.
« Nós devemos continuar a fazer ouvir a voz daqueles que sofreram para que ninguém seja esquecido. A ONU solidariza-se com todas as vítimas do terrorismo, hoje como cada dia”, assegurou.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FKIZ 18agosto2020