SG das Nações Unidas esperado na Líbia para promover processo político no país
Tripoli, Líbia (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, efetua quinta-feira uma visita à Líbia destinada a apoiar os esforços do seu representante especial, Ghassan Salamé, que supervisiona o processo político neste país da África do Norte, na procura de uma solução política para a crise.
O responsável da ONU vai reunir-se com o presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, Fayez al-Sarraj, indicou terça-feira o jornal líbio al-Wassat, citando fontes diplomáticas líbias.
A fonte não precisou se António Gueterres vai encontrar-se com outras personalidades das partes envolvidas na crise política no país.
As mesmas fontes afirmam ainda que a visita de Guterres à Líbia, que precede o Fórum Nacional Líbio, servirá de mensagem de apoio internacional para este encontro, que se realizará sob a sua supervisão, em conformidade com o Plano de Ações de Ghassan Salamé, apresentado na Assembleia Geral das Nações Unidas.
O enviado das Nações Unidas na Líbia anunciou a realização de uma conferência nacional inclusiva, de 14 a 16 de abril corrente, em Ghadamès, um oásis situado no sudoeste, com a participação de 120 a 150 personalidades líbias.
O objetivo deste evento é obter o consenso sobre a agenda eleitoral e adotar medidas suscetíveis de pôr termo à transição política.
Com esta visita, as Nações Unidas avaliam o seu trabalho no dossiê líbio, a fim de garantir o êxito da conferência inclusiva, tida como a chave da solução política na Líbia, segundo alguns observadores.
António Guterres manifestou, durante uma reunião do Quarteto sobre a Líbia, no fim de semana e à margem da 30ª cimeira da Liga Árabe (LA), em Túnis, o seu otimismo quanto à possibilidade de os protagonistas líbios chegarem a uma resolução negociada.
O Plano de Ações das Nações Unidas na Líbia recebeu um apoio sem reserva da comunidade internacional, que exortou os Líbios a aproveitarem a oportunidade da conferência nacional inclusiva para tirar o seu país do círculo da violência e restabelecer a estabilidade, a fim de iniciar a fase de reconstrução, em adequação às aspirações dos Líbios de construir um novo Estado.
A visita à Líbia, segunda-feira à noite, do presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, e a sua reunião com Fayez al-Sarraj inscreve-se neste impulso de apoio aos esforços de busca de uma solução na Líbia.
Durante o seu encontro, Faki informou al-Sarraj da conferência de reconciliação nacional que a UA pretende organizar, em julho próximo, em Addis Abeba, na Etiópia, em conformidade com o roteiro adotado pela 32ª cimeira da UA, em fevereiro último, e que comporta a realização de eleições gerais, em outubro próximo, na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 2abril2019