SG das Nações Unidas condena ataque contra capacetes azuis no Mali
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou com firmeza os dois ataques separados perpetrados domingo contra a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), fazendo um morto e quatro feridos entre os capacetes azuis.
Um capacete azul de nacionalidade tchadiana morreu e três outros ficaram gravemente feridos na explosão de um engenho explosivo à passagem do seu carro em Aguelhok, na província de Kidal, no norte do Mali, segundo um comunicado da ONU.
Num incidente separado, elementos de um grupo armado não identificado atacaram uma base de operação temporária da MINUSMA, em Bandiagara, na província de Mopti, no centro do Mali. Um capacete azul togolês ficou gravemente ferido.
O Secretário-Geral da ONU pediu às autoridades malianas e aos grupos armados signatários do acordo de paz de 2015, para não poupar nenhum esforço para identificar os autores destes ataques a fim de que eles possam ser rapidamente levados à Justiça.
O Governo maliano e duas coligações de grupos armados do norte assinaram um acordo de paz para pôr termo ao conflito que eclodiu, em 2012.
O responsável da ONU apresentou as suas sentidas condolências à família do capacete azul falecido, mas também ao povo e ao Governo malianos, segundo um comunicado divulgado pelo seu porta-voz.
Guterres desejou igualmente rápidas melhoras aos feridos.
Ele insistiu na determinação das Nações Unidas de apoiar o povo e o Governo malianos na sua busca de paz e de estabilidade.
-0- PANA MA/NFB/TBM/FK/IZ 7out2019