Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU sublinha necessidade de enfrentar desafios

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ao grupo de peritos de alto nível sobre a durabilidade mundial para encontrar uma solução para o problema da pobreza no mundo ao promover o desenvolvimento sustentável.
"Antes de 2050, a população do mundo deverá aumentar cerca de 50 porcento e as emissões de gás com efeito de estufa no mundo deverão ser reduzidas para metade se as mudanças climáticas forem acompanhadas de perto", declarou segunda-feira Ban Ki- moon à imprensa.
Falando no termo da primeira reunião do grupo de peritos, uma estrutura recém-criada, Ban Ki-moon sublinhou a necessidade de garantir uma vida "honrável a nove biliões de pessoas preservando ao mesmo tempo os recursos e os ecossistemas".
"O desafio é enorme e ultrapassa o prazo fixado para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)", acrescentou.
O grupo de peritos analisou o seu programa de trabalho nos próximos 15 meses e deverá apresentar um relatório no fim do ano.
Composto por 21 membros, o grupo é co-presidido pelos Presidentes finlandês, Tarja Halonen, e sul-africano, Jacob Zuma.