Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU saúda assinatura por Governo sudanês de roteiro da paz da UA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, congratulou-se com a última iniciativa da União Africana (UA) para acelerar os progressos para o fim dos combates nos Estados sudaneses de Darfur, do Kordofan Sul e do Nilo Azul.

Num comunicado do seu porta-voz terça-feira, o Secretário-Geral sublinha que esta iniciativa deve permitir ao Governo sudanês, ao Partido Nacional Umma, ao Movimento de Libertação do Povo Sudanês/Norte, ao Movimento Justiça e Igualdade e ao Movimento de Libertação do Sudão/Minni Minawi encontrar-se para “passar um acordo sobre a cessação das hostilidades, o acesso da ajuda humanitária e um processo de diálogo nacional inclusivo”.

Este acordo foi negociado pelo Grupo de Instauração de Alto Nível da União Africana para o Sudão e o Sudão do Sul, que é liderado pelo ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki.

Depois duma reunião de três dias, a 21 de março em Addis Abeba, na Etiópia, o Governo do Sudão e Mbeki assinaram o acordo, mas sem os partidos de oposição.

No comunicado, Ban convidou o Governo a « conformar-se plenamente » com este Acordo e convidou as outras partes a assiná-lo.

Os confrontos entre o Governo e as diferentes partes nestas regiões retomaram-se em 2011, numa altura em que o Sudão do Sul votava a sua independência.

-0- PANA MA/FJG/JSG/MAR/IZ 30março2016