Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU preocupado com tensão política no Níger

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, declarou-se "preocupado" pela tensão política exacerbada no Níger depois da decisão do Presidente Mamadou Tanja de dissolver o Parlamento.
Numa declaração assinada por Ban Ki-moon e publicada na sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ele apela a todas as partes em conflito para resolverem pacificamente os seus diferendos.
"Estes desenvolvimentos ocorrem numa altura em que o Níger fez progressos significativos para resolver o conflito com os rebeldes tuaregues no norte e para consolidar o progresso democrático e económico", sublinhou a nota.
Ban Ki-moon apela a todas as partes para agirem com o pleno respeito pela Constituição do país e evitarem qualquer acção que manche as conquistas democráticos do Níger, bem como a estabilidade política do país.
Ele saudou as recentes iniciativas tomadas pelos dirigentes regionais e exorta as partes em causa no Níger a cooperarem plenamente em conformidade com estas iniciativas para se resolverem pacificamente os problemas actuais", prossegue o comunicado.
Mamadou Tanja, que deixará o poder em Dezembro, no termo de dois mandatos de cinco anos cada autorizados pela Constituição, anunciou recentemnete a sua intenção de organizar um referendo para modificar a lei fundamental do seu país a fim de disputar um terceiro mandato.
Esta decisão suscitou a oposição duma parte dos seus concidadãos e a preocupação da comunidade internacional.
Tandja dissolveu o Parlamento a 26 de Maio último, um dia depois de o Tribunal Constitucional se ter pronunciado contra este referendo.