SG da ONU nomeia Canadiana Georgette Gagnon nova coordenadora da Ação Humanitária na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – A Canadiana Georgette Gagnon foi nomeada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, coordenadora local da Ação Humanitária da ONU, na Líbia.
Um comunicado publicado segunda-feira pelas Nações Unidas precisou que “ Gagnon sucede a Yacoub El Hillo, do Sudão, cujo mandato expira a 5 de janeiro de 2021”.
A nota acrescentou que “ o Secretário-Geral exprime a este último a sua gratidão pelo notável trabalho de apoio ao mandato da Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL)”.
Gagnon traz mais de 25 anos de experiência na gestão e execução de iniciativas estratégicas nos domínios dos direitos humanos, da ação humanitária, das atividades de desenvolvimento e da direção de equipas multidisciplinares, nos países em conflito e pós-conflito.
Segundo o mesmo documento, acrescentou o comunicado, ela foi recentemente diretora das Operações e Cooperação Técnica no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos do qual ele dirigiu o trabalho nas 94 representações, no Mundo.
De 2010 a 2015, Gagnon foi diretora dos Direitos Humanos na Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (MANUA). . Ela foi também diretora e conselheira principal sobre a Proteção dos Civis, Direitos Humanos e Estado de Direito nas Nações Unidas, na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), junto de vários Governos e Organizações não Governamentais.
Gagnon é titular de uma licenciatura em Direito pela « York University » de Toronto e de um mestrado em Direitos Humanos pela Universidade de Essex, no Reino Unido.
O Secretário-Geral da ONU, António Gueterres, nomeou ultimamente o Búlgaro Nickolay Mladenov enviado especial da ONU na Líbia e o Zimbabweano, Raisedon Zenenga, para o posto de Subsecretário-Geral e coordenador da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
O Conselho de Segurança da ONU decidiu, durante a prorrogação, em meados de setembro último, do mandato da MANUL até 15 de setembro de 2021, operar uma reestruturação do posto de representante especial do Secretário-Geral da ONU na Líbia.
Assim, em virtude da resolução adotada, o posto foi dividido em dois com um «enviado especial », encarregado da Mediação e Negociações Políticas e “ um coordenador” que tem por tarefa a gestão administrativa da Missão onusina a trabalhar sob a égide do enviado especial.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 22dez2020