Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU insta Sudão Sul a restabelecer segurança em Jonglei

Nova Iorque, Etados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou terça-feira ao Governo do Sudão Sul para restabelcer a segurança no Estado de Jonglei, onde recentes confrontos étnicos fizeram pelo menos 600 mortos, indica um comunicado onusino publicado em Nova Iorque.

Ele afirmou que a Missão da ONU no Sudão Sul (UNMISS) está pronta a ajudar o Governo a cumprir o seu papel principal de garantir a segurança e proteger os civis.

Ban sublinhou que uma equipa de avaliação e verificação da UNMISS visitou já as zonas em que os confrontos tiveram lugar e que estava a trabalhar para ajudar as autoridades locais a facilitar os esforços de reconciliação.

O chefe da UNMISS e representente especial do Secretário-Geral no Sudão Sul, Hilde Johnson, apelou segunda-feira a todas as comunidades étnicas do país para a contenção.

A UNMISS foi criada no começo de julho passado quando o Sudão Sul obteve a sua independência do Sudão após um referendo organizado em janeiro.

Ela substitui a Missão das Nações Unidas no Sudão (MINUS), criada na sequência da assinatura do Acordo de Paz Global de 2005 que acabou com a guerra cívil entre o norte e o sul do Sudão.

-0- PANA AA/BOS/AKDIM/IZ 24agosto2011