Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, exortou as partes em conflito na Etiópia a aproveitarem a oportunidade para encerrar mais um ano de combates na região de Tigray (norte), soube a PANA de fonte oficial.
Guterres saudou o anúncio feito pelo Governo etíope, no fim de semana, de que o Exército Nacional fará uma pausa nas suas posições atuais, disse o porta-voz da ONU, Farhan Haq, num comunicado.
Também saudou a mensagem das forças de Tigray, indicando que elas se retiraram das regiões vizinhas de Afar e Amhara, campo de combate, para retornarem a Tigray.
"O Secretário-Geral exorta as partes a aproveitarem esta oportunidade para cessar as hostilidades no conflito de um ano. Também as convida a tomarem todas as medidas necessárias para garantirem a entrega de ajuda humanitária essencial, a retirada de combatentes estrangeiros e instituirem um diálogo nacional credível e inclusivo ”, afirma o comunicado.
O SG encorajou as partes a continuarem o seu compromisso com o Alto Representante da União Africana para o Corno de África, o ex-Presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo.
Também sublinhou o total apoio da ONU aos esforços de mediação do Obasanjo e apelou à comunidade internacional para desempenhar um papel construtivo a fim de apoiar o fim dos combates.
-0- PANA MA/RA/BAI/JSG/SOC/MAR/DD 26dez2021