Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU defende respeito de modalidades de sucessão na Guiné-Bissau

Dakar, Senegal (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou ao cumprimento das modalidades de sucessão na Guiné-Bissau, após a morte segunda-feira em Paris, França, do Presidente Malam Bacai Sanha, aos 64 anos, indica um comunicado divulgado à noite pelo seu porta-voz.

"Ban espera que as modalidades de sucessão previstas na Constituição da Guiné-Bissau sejam totalmente cumpridas", indica o comunicado que assegura, por outro lado, que a ONU está pronta a apoiar este país.

O Secretário-Geral da ONU homenageou a liderança do Presidente Sanha que, segundo ele, guiou a Guiné-Bissau numa altura particularmente difícil da sua história.

A ONU criou desde 2009 na Guiné-Bissau um gabinete integrado para a consolidação da paz neste país, encarregado de contribuir para a restauração da estabilidade.

Malam Bacai Sanha, Presidente interino de junho de 1999 a maio de 2000, foi eleito Presidente em julho de 2009 após as eleições antecipadas organizadas na sequência do assassinato do então chefe de Estado, João Bernado "Nino" Veiria, por militates no mesmo ano.

O presidente da Assembleia Nacional, Raimundo Pereira, assegura a Presidência da República interina por um período de 90 dias.

-0- PANA SIL/JSG/CJB/TON 10jan2012