Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU condena ataques aéreos em Darfur

Novo Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou para o fim das hostilidades em Darfur (conturbada província ocidental sudanesa), condenando os ataques aereos lançados quinta-feira contra esta região pelo exército governamental.
Num comunicado divulgado sexta-feira em Nova Iorque, Ki-moon sublinhou que "a violência militar não trará a paz à região de Darfur.
A violência que opõe as forças governamentais aos rebeldes nesta região já causou a morte de cerca de 300 mil pessoas e deslocamento de milhões de civis".
O Secretário-Geral da ONU apelou consequentemente ao Governo sudanês e aos chefes rebeldes a porem termo a estes confrontos.
"A acção militar não é uma solução viável para pôr fim ao conflito em Darfur que não poderá ser resolvido por falecimentos injustificados e pelo sofrimento da população civil do Sudão", declarou o diplomata sul-coreano ao serviço onusino.
Na sua opinião, tais acções constituem uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e dos Acordos já concluídos.
Ban Ki-moon aludia a ataques aéreos e terrestes lançados pelo Governo sudanês em Darfur para combater os rebeldes de Muhajeria Sud.
A província de Darfur está confrontada, desde Fevereiro de 2003, com uma guerra civil que já fez cerca de 300 mil mortos e mais de dois milhões de deslocados.