Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU condena Sudão do Sul e forças rebeldes por furtarem ajuda humanitária

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou com vigor as forças anti e pró-governamentais no Sudão do Sul pelo roubo de alimentos e de veículos utilizados pela comunidade humanitária.

Num comunicado divulgado na sede da ONU em Nova Iorque, Ban Ki-moon declara: "Estou muito preocupado com o número acrescido de mortes provocadas pela recrudescência dos combates no Sudão do Sul".

Porém, ele reafirmou que a ONU vai continuar a proteger ativamente as populações civis "com toda a imparcialidade".

Manifestou as suas profundas preocupações com o número acrescido de pessoas deslocadas no país, 400 mil, segundo as estatísticas da ONU, desde o início do conflito a 15 de dezembro último entre as forças fiéis ao Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e as do seu ex-Vice-Presidente, Riek Machar.

De acordo com o comunicado, o patrão da ONU "condena com vigor o desvio de veículos e o roubo de estoques de ajuda alimentar pelas forças governamantais e pelos rebeldes.

O SG da ONU reiterou os seus apelos a todas as partes para cessarem as hostilidades e fazerem o seu possível para evitar as perdas de vidas civis, respeitando os direitos humanos.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/SOC/CJB/DD 17jan2014