Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU apela a transição pacífica no Egipto

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou sexta-feira para uma transição transparente e pacífica que responda às aspirações legítimas do povo egípcio depois da resignação do Presidente Hosni Mubarak, substituído por um Conselho Militar.

Reagindo à demissão do Presidente Hosni Mubarak, depois de 30 anos no poder, o Secretário-Geral da ONU qualificou a resignação de "momento histórico", sublinhando a necessidade de organizar eleições livres e transparentes.

Declarou que todos os atores políticos egípcios devem ser autorizados a participar no processo político para a criação dum Governo.

"A voz do povo egípcio, sobretudo da juventude, foi ouvida. Cabe-lhe determinar o futuro do seu país", sublinhou Ban Ki-moon.

O Secretário-Geral das Nações Unidas apelou ao respeito dos direitos humanos e das liberdades civis de todos os Egípcios, assegurando a disponibilidade de ajudar o Egipto durante o processo de transição política.

O Presidente Mubarak, que saiu do Cairo para a estação balnear de Sharm El Sheikh, entregou o poder a um Conselho Militar que deverá presidir temporariamente o país árabe mais populoso do mundo e organizar eleições este ano.

-0- PANA SEG/ASA/AAS/SOC/TON 11fev2011