Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU apela a partes em conflito no Sudão do Sul para respeitar acordo assinado

Túnis, Tunísia (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exprimiu lamentou a não apresentação, pelo Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e pelo seu antigo Vice-Presidente, Riek Machar, de termos aceitáveis sobre a partilha do poder.

Este sentimento consta dum comunicado publicado terça-feira em nome de Ban Ki-moon pelo seu porta-voz, Stephane Jarek, na sequência da última ronda de negociações entre Kiir e Machar.

Segundo ele, é impossível chegar a uma paz duradoura se os líderes do país não prorizarem os interesses do povo em detrimento dos seus interesses pessoais, sublinhando a necessidade urgente de concluir um acordo de paz global conducente a reformas essenciais das instituições, da gestão económica, da reconciliação e examinar os crimes cometidos desde o início do conflito conforme os critérios internacionais.

Ban Ki-moon apelou, neste sentido, às duas partes para se envolverem rapidamente no respeito do acordo sobre a cessação dos atos de agressão assinado a 23 de janeiro último e preparar-se para a próxima ronda de negociações afim de pôr termo ao conflito.

-0- PANA AD/IN/BEH/SO/FK/IZ 4fev2015